Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1985 (Creation)
Level of description
Dossiê / Processo
Extent and medium
Negativo de acetato 35mm, COR.
Context area
Name of creator
Biographical history
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê contendo duas fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na sede do Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0135” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0145”. Em perspectivas distintas, “DOCUMENTO 01” e “DOCUMENTO 02” dão noção da dimensão da área de Panelas: as águas do Rio Roosevelt, centralizadas em ambas as fotos, correm ao lado da sede do Projeto Filinto Müller e da Fazenda CONCISA. Filinto Müller e CONCISA estão em margens opostas do rio. Pode-se perceber que a CONCISA tem maior área de desmate, se comparada a Panelas, cuja Floresta Amazônica é cortada basicamente pelo local da sede e por sua pista de pouso.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
De um total de cinco, as poses do dossiê estão no terceiro rolo de negativos constantes no Álbum Segundo – mais precisamente, “DOCUMENTO 01” e “DOCUMENTO 02” finalizam referido rolo. O estado de conservação dos negativos é ruim, com agravada despigmentação e arranhaduras. No caso do “DOCUMENTO 02”, em específico, lê-se dentro de uma linha levemente embranquecida do filme os seguintes números: “36777”. Trata-se da numeração constante na extremidade do rolo de negativos. Vale citar, por fim, que a organização dos negativos acompanha a sequência numérica das poses no filme.