Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)

Termos equivalentes

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)

Termos associados

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)

18 Descrição arquivística resultados para Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)

18 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Adelaide de Almeida Orro antes de ser homenageada como 1ª Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - seção Mato Grosso (ABEn-MT).

Adelaide de Almeida Orro, em seu apartamento. Na sala, na parede, à esquerda, pratos decorativos. Ao fundo, uma tela pintada e um aparador baixo com dois vasos de planta, e pequenos objetos decorativos. Do lado direito, veem-se uma cadeira de madeira, e detalhe de uma mesa de madeira, com um jogo-americano rubro-negro xadrez.

Adelaide e as Presidentes de seções regionais da Associação Brasileira de Enfermagem.

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as presidentes das associações de Enfermagem, seções do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, posam para a fotografia ao lado de Adelaide de Almeida Orro. É possível ver no canto direito da foto uma poltrona com o número “14”. Da esquerda para a direita: Mulher não identificada de blusa cor amarelo-ouro de mangas compridas e calças de cós alto cinza escuro, ao seu lado, outra mulher não identificada, de camisa preta de botões e calça cor gelo e colar dourado, ao lado, terceira mulher não identificada, de camisa branca com um colete xadrez de quatro botões e calça preta, por fim, Adelaide de Almeida Orro, toda de branco com um broche de flor na lapela.

Adelaide de Almeida Orro sendo homenageada em evento no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No hall de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se um cartaz ao fundo, à esquerda, e uma luminária simples no teto. Compõem a foto: Geralda Lopes, Erzila de Almeida Perri, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena e Esther. Marcado na superfície da foto, à direita, embaixo, vê-se “26 6’97”, e em branco do canto direito “Jul-99”.

Homenagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à Adelaide de Almeida Orro.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se, ao fundo, na parede, vários tachos decorativos de cobre. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, duas mulheres não identificadas, Esther e outra mulher não identificada. Na superfície da foto, marcado do lado direito “26 6’97”, mais no canto direito, junto à lateral em branco, está marcado “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante homenagem.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a homenagem da ABEn-MT à Adelaide de Almeida Orro. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Erzila, Jesuína dos Reis Pinto Paula e Maria Magdalena Guimarães.

Primeiras Enfermeiras de Mato Grosso reunidas durante homenagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à sua primeira presidente e fundadora Adelaide de Almeida Orro.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), compõem a foto, da esquerda para a direita: Esther, Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Myres, Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena Guimarães e Maria Affonsina dos Reis Batista.

Primeiras enfermeiras de Mato Grosso reunidas em Homenagem prestada pela Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à Adelaide de Almeida Orro.

As primeiras enfermeiras de Mato Grosso reunidas no saguão de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Myres, Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena Guimarães, Maria Affonsina dos Reis Batista e sentada ao centro Esther. É protegida por envelope de papel alcalino. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 6’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro, Esther e Geralda Lopes, no hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, na parede, vários tamanhos de tachos de cobre decorativos. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes (primeira coordenadora do curso de Enfermagem da UFMT), Esther e Adelaide de Almeida Orro. Marcado na superfície da foto em branco: “Jul-99”.

Solenidade da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, alguns cartazes sobre saúde na parede e, à frente, uma mesa com forro branco e arranjo de flores ao centro. Compõem a mesa, da esquerda para a direita: Esther, mulher não identificada, Myres (então presidente da ABen-MT), mulher não identificada, outra mulher não identificada e Adelaide de Almeida Orro. Estão todas em pé e aparentemente estão em postura respeitosa durante execução do Hino Nacional Brasileiro. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em pequeno retângulo branco “Jul-99”.

Comemoração de Homenagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à Adelaide de Almeida Orro.

À mesa, durante jantar de comemoração em Homenagem da ABEn-MT a Adelaide de Almeida Orro, da esquerda para a direita: Jesuína dos Reis Pinto Paula (a primeira presidente da ABEn-MT), Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernanda dos Reis e Maria Magdalena Guimarães. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Comemoração da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) em Homenagem à Adelaide de Almeida Orro.

Em um restaurante, à mesa, vê-se da frente para o fundo: à esquerda, detalhe da mão de Jesuína dos Reis Pinto Paula, detalhe do antebraço Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães, parte do braço de Geralda Lopes (1ª. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT); na cabeceira da mesa, com uma mão encaixada na outra e ambas sustentando o queixo, Adelaide de Almeida Orro. Do fundo para frente, estão, à direita: sua filha, Cátia Moema de Almeida Orro, Maria Affonsina dos Reis Batista, seu esposo e, por fim, Esther. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Comemoração da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) em Homenagem à Adelaide de Almeida Orro.

Em um restaurante, à mesa, à esquerda, da frente para o fundo: Jesuína dos R. P. Paula, Erzila de A. Perri, Dirce F. dos Reis, Maria M. Guimarães, Geralda Lopes (1ª. Coord.ª do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT), na cabeceira da mesa, com as mãos sobre a mesa, Adelaide de Almeida Orro; à direita, do fundo para frente: sua filha Cátia M. de A. Orro, Maria Affonsina dos Reis Batista, seu esposo e Esther. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Comemoração da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) em Homenagem à Adelaide de Almeida Orro.

Em um restaurante, à mesa, da esquerda para a direita, estão: Cátia Moema de Almeida Orro (filha de Adelaide de Almeida Orro), Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães. Adelaide de Almeida Orro está em pé, à direita, com uma mão apoiada no braço da cadeira. Em segundo plano, em pé, da esquerda para a direita, estão: Esther, Geralda Lopes, Maria Affonsina e seu esposo. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’ 97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro e amigos, após a homenagem recebida da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) Mato Grosso.

Em um restaurante, Adelaide de Almeida Orro e convidados reúnem-se atrás de uma mesa de forro listrado de azul e branco com um forro menor branco, sobreposto. Sentadas da esquerda para direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Madalena Guimarães, Adelaide de Almeida Orro; em pé, atrás, da esquerda para direita, também: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Afonsina dos Reis; em pé, mais ao fundo, dois homens, e Cátia Moema de Almeida Orro, filha de Adelaide. É protegida por envelope de papel alcalino. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em branco em um pequeno retângulo “Jul-99”.

Comemoração da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) em Homenagem à Adelaide de Almeida Orro.

Em um restaurante, à mesa, da esquerda para a direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães e Adelaide de Almeida Orro. Em pé, em segundo plano, da esquerda para a direita: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Affonsina dos Reis; em terceiro plano, da esquerda para a direita: esposo de Maria Affonsina e Cátia Moema A. Orro (filha de Adelaide de Almeida Orro). Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’ 97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.