À margem do rio Cuiabá, vendo-se, à esquerda, em segundo plano, três canoas e vultos de pescadores. Ao fundo, casas margeiam o rio, vendo-se, ainda, parte do bairro Porto. Compõem a foto quinze alunas do Liceu Cuiabano, todas trajando o uniforme que consiste em saia, camisa branca e gravata; à exceção de duas: a que está com um vestido listrado e de camisa branca, à esquerda; e outra sem a gravata, à direita. Escrito à caneta azul “2ª 3ª de 1941 [dois risco pequenos embaixo do número um]”. Abaixo, também à mão: “rio cuiaba [SIC]”.
Colonial (Arquitetura)
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Na lateral da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, vê-se uma roda de conversa. Ao fundo, está um Ford Deluxe preto. Estão registrados: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Manoel de Souza Vargas; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Aguilar; Snr. Arquimedes Lima; padre Teodoro Kolczycki.
Vista da Avenida Presidente Getúlio Vargas na altura da Praça Alencastro, ladeada por altíssimas palmeiras imperiais. À esquerda da avenida veem-se detalhe da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, subindo, o Grande Hotel e, atrás das grandes palmeiras imperiais, o Cine Teatro de Cuiabá. Ao longo da avenida, veem-se veículos estacionados ou circulando, e transeuntes, especialmente à esquerda, onde duas moças parecem posar para a fotografia.
Vista da Avenida Presidente Getúlio Vargas, ao fundo, uma das torres da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. À esquerda, detalhe do Palácio da Justiça; à direita, detalhe da Secretaria Geral. No meio da avenida, postes de iluminação pública; ladeando a avenida, altíssimas palmeiras-imperiais. Atravessa a avenida, uma mulher com uma trouxa de roupa na cabeça; na calçada, à direita, veem-se pedestres.
Vista da Avenida XV de Novembro e de seus canteiros centrais arborizados, por onde circulam pedestres. Na avenida, à esquerda, um caminhão Ford Modelo 51 desce em direção à ponte e vê-se uma motocicleta estacionada sob a sobra de uma das árvores da calçada, mais acima veem-se dois caminhões estacionados; à direita, sobem a avenida dois ônibus Jardineiras. Ao fundo, vê-se o campanário da Igreja São Gonçalo em estilo eclético colonial-neoclássico.
Vista da Ponte Bacharel Júlio Muller a partir da margem direita do rio Cuiabá. Veem-se os arcos decorativos e, da margem cuiabana do Rio Cuiabá, o Porto, a Praça Luiz de Albuquerque, o cais flutuante; a Avenida XV de Novembro e a Igreja de São Gonçalo.
Ao fundo da Praça da República, vê-se a Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Transeuntes caminham pela praça e pela rua. À direita, enfileiram-se palmeiras-imperiais, adornando a avenida Presidente Getúlio Vargas. Ao lado da igreja, e do outro lado da rua, veem-se carros estacionados - Ford Convertible e Ford Coupé.
Na esquina de uma praça, tendo ao fundo, à direita, uma casa em cuja fachada se lê, em arco, “Rodomaq”, abaixo o desenho de uma patrola mecanizada, e, na janela, um vulto. À frente desta casa, dois carros parados, em um deles, um homem de terno está à porta olhando para a direita, como quem vigia a área. Do lado esquerdo, ainda no fundo, dentro do carro uma senhora aguarda. Próximo a um jardim um garotinho com a mão na cintura. À frente, centralizado, o advogado Renato Orro posa ao lado do governador José Garcia Neto; junto, autoridades: um militar, à esquerda do governador; outros três civis (todos de terno): um à direita e os outros dois atrás. À direita do grupo, a traseira de um carro preto estacionado na rua.
Em uma rua, um homem de terno e chapéu cruza a frente do fotógrafo e, como um borrão na imagem, é impedido de chegar ao seu destino. Em segundo plano, o motivo da fotografia: três a três, em uma fileira imensa que se perde na esquina do casarão assobradado, as normalistas de uniforme branco (camisa e saia), gravata e cinto escuros. À frente da coluna, três meninas perfiladas carregam, as das extremidades, bandeiras: a da esquerda, a bandeira do Brasil; a da direita, auxiliada pela do meio, uma bandeira predominantemente branca. Acompanha-as freiras de hábito e se protegendo do sol com guarda-sol: à vista, contam-se dois. Ao fundo, da esquerda para a direita, perfilam-se casas em estilo colonial e neoclássico. À esquerda da coluna, à sombra, meia dúzia de pessoas visíveis observam o cortejo passar.
Fachada em estilo colonial com platibanda da Santa Casa de Misericórdia. Em primeiro plano, junto a escadaria de acesso à capela, em linha, monte de pedregulhos de pedra canga. Junto ao portão de entrada, após a escadaria, um homem de roupas simples e chapéu roto posa para foto sob andaimes que alcançam o alto do frontão semi caiado pouco abaixo do campanário com sino à mostra.
Em uma via urbana, dezenas de homens se enfileiram em duas fileiras em frente a uma residência. Trajam terno e gravata em sua maioria de paletó e calças brancas. Ao fundo, conjuntos de casas simples em estilo colonial.
Imagens dos trabalhos nas ruínas da Igreja Matriz e no Palácio dos Capitães Generais; além de levantamento de construções residenciais e estruturas coloniais. Acompanham o secretário de Cultura Jurandir Antônio Francisco uma equipe de especialistas que caminham, juntamente com guias locais, pelas ruas da antiga vila capital.
Governador Dante Martins de Oliveira, acompanhado de sua comitiva, em visita aos local dos trabalhos arqueológicos marcados com áreas já escavadas e à mostra.