Eclético (Arquitetura)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Eclético (Arquitetura)

Termos equivalentes

Eclético (Arquitetura)

Termos associados

Eclético (Arquitetura)

26 Descrição arquivística resultados para Eclético (Arquitetura)

26 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Turma 49 I do Curso de Enfermagem da Escola “Anna Nery”.

Numa sala de aula, no canto esquerdo, vê-se detalhe de um móvel de madeira. Na lateral esquerda, tem-se a porta branca. Na coluna da esquerda da sala, temos 4 fileiras contando com seis cadeiras dispostas uma atrás da outra, totalizando 24 cadeiras de madeira à esquerda. À direita, têm-se, visíveis, mais duas fileiras com seis cadeiras, uma atrás da outra, totalizando 12 cadeiras de madeira. Compõem a foto, à frente e à esquerda: uma mulher com o traje de enfermeira completo incluindo a touca que fala a outras 36 alunas uniformizadas sentadas e voltadas para ela. Sobre a fotografia, lê-se a caneta azul: “Turma 49-I// Rio, 20 - 5 – 47” e, do mesmo modo, uma contagem inscrita sobre cada uma das alunas, que, partindo da última fileira à direita, alcança “36”.

“Entrada do nosso Internato, em Botafogo”.

Em frente ao Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam dez alunas da Turma - 1949 I, em primeiro plano, agachadas, e dez alunas em pé, em segundo. Todas uniformizadas. Ao centro, duas mulheres. Tem-se, à direita, próximo à parede, outra mulher que não traja uniforme. Há vultos indefinidos num dos janelões do prédio, ao fundo.

Adelaide de Almeida em frente ao Internato.

Fachada do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Do lado direito, um vaso de planta. A turma de alunas posa para a fotografia perfazendo quatro filas. Adelaide de Almeida é a quinta da esquerda para a direita na primeira fila. Todas estão com o uniforme do curso.

Adelaide de Almeida e uma amiga, em frente ao Internato.

Tendo ao fundo a fachada do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, de vestido branco com um sobretudo preto; e a amiga, de pé no primeiro degrau da escada, de blusa e saia, com um paletó de cor clara.

Internato Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Nas escadarias da entrada do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, Adelaide de Almeida, à direita, e colega de curso posam sentadas para a fotografia. À direita, um grande vaso de plantas completa do quadro.

Durante passeio.

Tendo ao fundo o Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, no jardim, posam para a foto, alunas da Turma 1949 I: cinco estão agachadas; logo atrás uma aluna se apoia nos joelhos, à sua direita Adelaide de Almeida; mais atrás, mais nove, em pé. Três das alunas trazem consigo cadernos de capas pretas. Todas trajam uniforme de enfermeiras.

Colegas de curso, no Internato.

Nos fundos do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam para foto sete mulheres, tendo Adelaide de Almeida ao centro, na primeira fileira. Lê-se na superfície superior da foto, escrito à mão: “3 – 8 – 48”.

Durante Estágio em Saúde Pública.

Num dos salões do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posa, junto à bandeira do Brasil, ao fundo, Adelaide de Almeida, vestindo uniforme da escola. Ladeiam-na duas estátuas brancas de Florence Nightingale das quais pendem, respectivamente, bandeiras com os símbolos da enfermagem. A estátua da esquerda segura uma Lâmpada erguida por sua mão direita. A mobília do ambiente se constitui em duas cadeiras de madeira trabalhada e com assentos e encostos de vime, um aparador, também de madeira trabalhada, enfeitada com caminho de mesa trabalhado em crochê e arranjo de flores. Na parede, um retrato oficial do presidente Getúlio Dorneles Vargas e uma placa comemorativa, abaixo; à esquerda, dois janelões.

Término do Retiro de férias.

Em frente ao Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, sobre a grama, posam Adelaide de Almeida e suas colegas de curso, as Freiras, e o Padre Dasmarias. Formam três filas: a primeira com 13 moças sentadas; a segunda, 15 moças ajoelhadas; e, a última, 21 pessoas em pé.

Fim do retiro de férias.

Na escadaria do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery” posam oito alunas sentadas, na primeira fila; seguindo, na segunda, ajoelhadas, mais nove mulheres; e outras três ajoelhadas, mais atrás daquelas, sobre o mesmo degrau. Em pé, nos degraus posteriores, vinte e oito mulheres. Ao centro, vê-se o padre Desmarais e da diretora Lais Netto de Reis. Todas estão uniformizadas e vestem chapéu da cor preta. Há três mulheres com trajes de enfermeiras em pé entre as alunas, duas freiras trajando limpel.

Fim de retiro de férias.

Ao fundo vê-se o Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Sobre a escadaria, posam alunas e diretoria. À esquerda, duas enfermeiras uniformizadas ladeiam duas freiras em limpel, seguidas do padre Desmarais e da diretora Lais Netto de Reis, à frente. Na primeira fila, nos degraus, contam-se duas alunas em pé e oito alunas sentadas – todas uniformizadas. Adelaide de Almeida é a quarta da direita para a esquerda. Ajoelhadas, no mesmo degrau, mas na fila seguinte, contam-se mais oito alunas. No segundo degrau posterior, mais sete. No degrau seguinte, mais sete. Mais atrás, mais três. No alto, na última fila, quatro outras, encimando, solitária, a última aluna.

1ª e 2ª turmas de Enfermagem de 1949.

Tendo como fundo uma grande bandeira nacional do Brasil e de uma imensa imagem de Nossa Senhora [da Glória?] segurando o menino Jesus em pé sobre um globo estrelado. De cada capital do Brasil marcada num imenso mapa à frente da bandeira saem fitas que se findam no cetro da mão direita da santa. Em primeiro plano, veem-se sentados: ao centro e de roupas diferentes a diretora Lais Netto dos Reys, o arcebispo do Rio de Janeiro, à época, e corpo docente, destacando-se uma freia, à direita; junto, na primeira fila, e ao fundo, todas de indumentária de formatura, a 1ª e 2ª turmas de 1949 do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Adelaide de Almeida e colega, antes de receberem a Touca.

Ao fundo, escadaria do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. No segundo e terceiro degraus da escada de acesso ao prédio tem-se um vaso com plantas. No primeiro degrau, Adelaide de Almeida está de pé com o braço esquerdo sobre o ombro de uma colega não identificada. Esta se encontra sentada na borda do vaso de planta e com as mãos apoiadas no vaso.

Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Em um dos salões do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, enfileiradas, as formandas (uniformizadas, segurando velas acesas na mão esquerda e sentadas) assistem celebração da missa de formatura. Nos assentos ao fundo e nos corredores e soleira das duas grandes portas veem-se convidados e corpo docente.

Antes da formatura.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, à esquerda, e Nathércia, à direita. Ambas vestidas com indumentária da cerimônia de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Antes da formatura.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam, da esquerda para a direita: Adelaide de Almeida Orro, homem não identificado, mulher não identificada e Nathércia. Ambas, Adelaide e Nathércia estão vestidas com indumentária da cerimônia de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Adelaide de Almeida e sua madrinha de formatura Prof.ª Liezelotte H. Ornellas.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, com uniforme e indumentária do ritual de formatura em Enfermagem, e sua madrinha de formatura, professora Liezelotti H. Ornellas, vestindo um conjunto, saia e blusa com botões na frente, e segurando sua bolsa na mão esquerda.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

No Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, Adelaide de Almeida Orro, com indumentária do ritual de formatura, tendo a lâmpada de Florence Nightingale na mão direita e o diploma na mão esquerda.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”

Em um dos salões do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, sobre uma poltrona de revestimento envernizado, posam, uniformizadas com as insígnias da Enfermagem e portando diplomas: Adelaide de Almeida, sentada no braço da poltrona, e Cleuza Passos, no assento da poltrona.

Antes do baile de formatura.

Vinte e duas formandas do Curso de Enfermagem no Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery” da Turma – 1949 I posam para a foto. Todas trajando vestidos longos brancos e joias, exceto uma, à esquerda e ao fundo, que está de vestido preto e um broche de flor branco.

Fotomontagem de formatura e de baile

Fotomontagem de dois momentos da formatura de Adelaide de Almeida Orro. À esquerda, no Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, Adelaide de Almeida, com indumentária do ritual de formatura, tendo a lâmpada de Florence Nightingale na mão esquerda e o diploma na mão direita – esta fotografia está invertida em relação à original; à direita, fotografia tirada nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em que Adelaide de Almeida veste um vestido longo branco e joias.

Roda de conversa entre médicos e o secretário do arcebispo dom Aquino padre Teodoro Kolczycki.

Na lateral da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, vê-se uma roda de conversa. Ao fundo, está um Ford Deluxe preto. Estão registrados: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Manoel de Souza Vargas; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Aguilar; Snr. Arquimedes Lima; padre Teodoro Kolczycki.

Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.

Ao fundo da Praça da República, vê-se a Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Transeuntes caminham pela praça e pela rua. À direita, enfileiram-se palmeiras-imperiais, adornando a avenida Presidente Getúlio Vargas. Ao lado da igreja, e do outro lado da rua, veem-se carros estacionados - Ford Convertible e Ford Coupé.