Escola de Enfermagem "Dr. Mário Corrêa da Costa"

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Escola de Enfermagem "Dr. Mário Corrêa da Costa"

Termos equivalentes

Escola de Enfermagem "Dr. Mário Corrêa da Costa"

Termos associados

Escola de Enfermagem "Dr. Mário Corrêa da Costa"

8 Descrição arquivística resultados para Escola de Enfermagem "Dr. Mário Corrêa da Costa"

8 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Primeiro curso de Auxiliar de Enfermagem.

Numa sala de aula, com carteiras de madeira e com modelo para assento em dupla, veem-se onze mulheres trajando o uniforme de auxiliar de enfermagem, sentadas em duplas, à exceção de uma que aparece, à direita, em primeiro plano. Leciona a professora Odília Mendes, de costas para a foto, também uniformizada.

Preparo de refeição.

Em cozinha azulejada na cor branca, duas auxiliares de enfermagem (identificadas pelo uniforme, touca e insígnia da Enfermagem na manga direita) trabalham junto ao fogão, enquanto uma terceira adiciona algo proveniente de uma lata em sua xícara (provavelmente, leite em pó). Está no centro uma mesa com forro estampado,sobre a mesma: bandeja com jarro de vidro e lata em cima, copo de vidro e vaso ornamental. Em primeiro plano, junto à mesa, Adelaide de Almeida Orro e Augusta Modesto; em segundo plano, junto ao fogão, duas mulheres não identificadas.

Solenidade de Formatura da Primeira Turma de Auxiliares de Enfermagem, no Palácio Alencastro. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian]

Num auditório, em primeiro plano, um pedestal de madeira com um forro de renda branca sobre o qual repousa a Lâmpada Florence Nightingale. Sobre um tablado iluminado por dois candelabros, e enfeitados para a ocasião por dois vasos de flores dispostos no chão aos pés esquerdo e direito da mesa ao centro, forrada com rendas. À direita, um aparador de madeira com três pequenos vasos com flores, bem atrás do grupo que compõe a mesa, naquele canto. Compondo a mesa, da esquerda para a direita: Noíse Curvo, homem não identificado, outro homem não identificado, homem também não identificado, também sem identificação, também não identificado, dr. Henrique de Aquino, enf.ª Erzila Perri, dr. Clóvis Pitaluga de Moura, homem não identificado, homem não identificado, dr. Antônio Maciel Epaminondas, enfermeira Adelaide de Almeida Orro. Em pé, discursando, finalmente, um homem não identificado.

Missa de Formatura da Primeira Turma de Auxiliar de Enfermagem, no Asilo Santa Rita. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian].

Na Capela do Asilo Santa Rita, em frente ao altar do lado direito, vê-se detalhe da imagem de Santa Rita de Cássia, e ao fundo o altar talhado em madeira em estilo colonial. Ao pé do altar, compondo a foto, têm-se, na primeira fila: Adelaide de Almeida Orro, Irene, Diva, Antonia Benedita; na segunda fila: Odília, Jesuína, Benedita Lemes, Celina, Alexandrina, Nicolina Gomes, freira não identificada; e, na terceira fila: Alice Lotufo, homem não identificado, dr. Clóvis Pitaluga de Moura e Nasson Galdino.

Café da manhã da Festa de Formatura da Primeira Turma de Auxiliares de Enfermagem. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian].

Em uma sala, onde se vê, ao centro, uma mesa com forro branco, sobre a qual dispõem-se aos comensais xícaras e porções diversas que quitutes. À direita, ao fundo na parede, vê-se detalhe dum espelho e, abaixo deste, um aparador de madeira com forro branco e um vaso de flores. Entre os 21 convivas, vê-se Adelaide de Almeida Orro na cabeceira da mesa.