Estudante

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Estudante

Termos equivalentes

Estudante

Termos associados

Estudante

12 Descrição arquivística resultados para Estudante

12 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

Na lateral do Palácio da Instrução, dezoito garotas se agrupam e posam para foto. Ao fundo, sobre uma mureta, mais duas garotas. Todas trajam o uniforme escolar da época que consiste em saia, camisa branca e gravata. Sobre a imagem, na parte superior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Turma do Liceu Cuiabano.

Nos fundos do Palácio da Instrução, doze garotos, alunos na mesma escola de Adelaide de Almeida, posam para a foto. Todos uniformizados de calça comprida e uma camisa de manga comprida com cinco botões, à exceção de dois meninos: um está segurando a camisa com seu braço esquerdo, e o outro está de calça clara e camiseta listrada. Sobre a imagem, na parte inferior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Comemoração do aniversário do presidente Getúlio Vargas na Escola “21 de Setembro”.

Em uma sala de aula, sentadas de costas meninas (concentradas à esquerda) e meninos (à direita), e por isso algumas crianças se voltam para o fotógrafo – aparentam ter entre oito e onze anos. À frente da turma, quatro homens compõem a mesa: o primeiro e os dois últimos trajam terno branco e o segundo terno cinza e gravata. À esquerda, em pé, oito homens, os quatro primeiros trajam terno branco e gravata, os outros cinza e gravata; à direita, solitário, um homem, em pé, trajando terno cinza e gravata. Da sala, veem-se três portas: uma à esquerda totalmente aberta; duas no fundo, semi ou meio aberta. E, ladeando a porta da esquerda, encontram-se pendurados quatro quadros, dois a dois, um sobre o outro, com os bustos dos presidentes da República, dos quais são visíveis, mais à esquerda, Floriano Peixoto, acima, e Prudente de Morais, Campos Sales e Rodrigues Alves. Entre as duas portas ao fundo, o retrato emoldurado e protegido por um vidro com reflexo do presidente Getúlio Vargas que se encontra pendurado acima da bandeira do Brasil aberta e pregada na parede. Na porta do fundo da esquerda vê-se uma folha de calendário com o número “19”, indicando a data de aniversário de Vargas. Na superfície, principalmente nas partes brancas, há uma mancha que se assemelha à ferrugem causada provavelmente por fungo. Acima da fotografia, sobre o papelão, lê-se a tinta já oxidada: “Escola ‘21 de Setembro’”; e, do mesmo modo, abaixo: “19 - 4 - 1941 // Sessão Civica em comemoração do aniversario do // eminente Presidente da Republica Dr. Getulio Vargas”.