No Campo dos Afonsos, ao fundo, à esquerda, um ônibus, Adelaide de Almeida, a primeira da direita para a esquerda, ao lado de seis outras pessoas, entre elas a Professora Elvira de Felice e dona Lais Netto dos Reys (diretora) e um padre trajando chapéu, capa, óculos escuros e luvas brancas. Na superfície parte superior da foto, escrito à mão, lê-se: “Campo dos Afonsos”.
Força Aérea Brasileira (FAB)
12 Descrição arquivística resultados para Força Aérea Brasileira (FAB)
No corredor do Hospital Central da Aeronáutica, vê-se Adelaide de Almeida Orro com traje de enfermeira, carregando uma bandeja.
No pátio do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campo dos Afonsos. Adelaide de Almeida posa para a fotografia com o traje de enfermeira, durante estágio prático. Próximo a ela se vê uma garça e bando de patos,.
No corredor do Hospital Central da Aeronáutica, vê-se Adelaide de Almeida com traje de enfermeira segurando algo semelhante a um prato em suas mãos, durante estágio em clínica médica. A seu lado, um homem magro, provavelmente, paciente do hospital.
Adelaide de Almeida com o traje de enfermeira e utilizando uma máscara cirúrgica em seu último dia de estágio prático no Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campo dos Afonsos.
No corredor, próximo às janelas de um quarto do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campos dos Afonsos, vê-se Adelaide de Almeida em pé segurando no seu colo o recém-nascido Luiz Paulo, durante estágio em Pediatria.
À porta de em entrada de um quarto na ala de Pediatria do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), no Campo dos Afonsos, estão Adelaide de Almeida, à direita, e outra aluna do curso de Enfermagem, ambas com as mãos apoiadas no berço da maternidade forrado com um lençol branco com bordados e um recém-nascido. Ao fundo a mãe do bebê deitada sobre o leito, apoiando a cabeça em seu braço esquerdo.
Em seu gabinete, no Palácio Paiaguás, reunião entre oficiais da Aeronáutica e o secretário-chefe da Casa Militar coronel Antônio Dalvo de Oliveira, em que aqueles expõem o assunto a este: planos de aviação.
No aeroporto "Marechal Rondon", dá-se o desembarque e depois entrevista do ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, o qual esteve acompanhado em viagem pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Acompanham a entrevista os secretários: da Fazenda Salém Zugair; da Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli; da Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda; Chefe da Casa Civil Afro Stefanini; de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima; entre outros chefes do segundo escalão. O ministro Abi-Ackel, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.958, 5 jan. 1982, p. 1), permaneceu no aeroporto por uma hora respondendo à imprensa acerca da iminente emancipação territorial de Rondônia.
Visita do ministro da Educação e Cultura Ruben Carlos Ludwig. Ao desembarcar, pela manhã, no Aeroporto "Marechal Rondon", é recebido pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, pelo secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, pelo secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão de Lima, pelo secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita de Carvalho Athayde, pelo deputado federal Júlio José de Campos, pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Gabriel Novis Neves, pelo prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda entre outros. Do Aeroporto, o ministro e a comitiva se dirigem à Delegacia Regional do Ministério da Educação e Cultura (MEC), onde o ministro concede entrevista. À noite, o ministro Ludwig participa da abertura da Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Junto com a abertura do evento, o ministro também inaugura o Teatro Universitário da UFMT. Durante a abertura da Plenária da CRUB, a Orquestra Sinfônica e o Coral universitários se apresentam entoando o Hino Nacional Brasileiro.
No dia anterior à chegada do ministro, o governador Frederico Campos e outras autoridades, entre estas o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel de Mattos, já estavam em Rondonópolis se reunindo na Câmara Municipal de Rondonópolis com autoridades municipais e, à noite, participando de uma recepção festiva. No dia 19, o ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos chega a Rondonópolis. Recebe-o autoridades estaduais e federais: o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o vice-governador José Villanova Torres, o deputado federal Júlio José de Campos, o embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos, o diretor da Carteira Agrícola do Banco do Brasil Aléssio Vaz Primo, o diretor de Habitação e Hipoteca da Caixa Econômica Federal (CEF) Miguel Ethel Sobrinho, o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel Júlio de Mattos Müller, secretário-chefe da Casa Militar José Silvério da Silva entre outros. Os visitantes são recebidos por autoridades locais, destacando-se o prefeito municipal de Rondonópolis Walter de Souza Ulysséa. Ainda no aeroporto, o ministro da Aeronáutica brigadeiro Mattos descerra a placa em alusão às futuras instalações do novo aeroporto de Rondonópolis. Segundo as duas matérias d'O Estado de Mato Grosso (n. 9.144, 20 ago. 1982, p. 1 e n. 145, 21 ago. 1982, p. 12) que cobrem a visita do ministro da Aeronáutica a Mato Grosso, o brigadeiro Délio Jardim chegou às 9 horas da manhã na cidade de Rondonópolis. Em Várzea Grande (ainda no dia 19 de agosto), o ministro se encontra com o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) Frederico Weiss, quem participa ao brigadeiro Délio Jardim os projetos de ampliação do Aeroporto "Marechal Rondon". Na sala da Superintendência da INFRAERO estão presentes os prefeitos municipais de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros e de Cuiabá Gustavo Arruda. Ainda na noite de 19 de agosto, o ministro chega a Sinop, onde é recebido por autoridades locais e com apresentação da fanfarra de escolares. A comitiva era a mesma. Na ocasião, são assinados convênios: CEF para a construção de "casas econômicas" e CEF, Legião Brasileira de Assistência, Programa Nacional do Voluntariado (PRONAV) e Creche "São Francisco de Assis para financiar a permanência de crianças nesta creche. No dia 20 de agosto, as autoridades visitam a Exposição Agroindustrial da Cooperativa Celeste-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a planta da destilaria de álcool de mandioca. Finalmente, o ministro faz o lançamento das obras do novo aeroporto de Sinop, a cargo da Comissão de Aeroporto da Região Amazônica (COMARA).
O ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos, acompanhado pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, pelo embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos, pelo diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil Aléssio Vaz Primo, o colonizador Ariosto Riva, entre outros, participam de duas recepções, em Sinop. A primeira, popular, ocorre, ao que parece, numa quadra poliesportiva. Há uma imensa pintura do busto do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo. Há imagens do governador discursando. O ministro brigadeiro Dálio de Mattos está fardado. Após, a comitiva se retira através de um corredor formado por alunos membros da fanfarra escolar. Na segunda recepção, uma festa com buffet e banda, onde quem discursa é o embaixador Roberto Campos. O ministro está à paisana. Estes dois eventos ocorrem na noite do dia 20. Na manhã seguinte, a comitiva segue o itinerário de visitas: a Exposição Agroindustrial da Cooperativa Celeste - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER); e as instalações da Usina de Álcool de Mandioca.