Força Aérea Brasileira (FAB)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Força Aérea Brasileira (FAB)

Termos equivalentes

Força Aérea Brasileira (FAB)

Termos associados

Força Aérea Brasileira (FAB)

2 Descrição arquivística resultados para Força Aérea Brasileira (FAB)

2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Visita do ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos a Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop. Fotógrafos Osmar Cabral e Vanderlei Meneguini.

No dia anterior à chegada do ministro, o governador Frederico Campos e outras autoridades, entre estas o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel de Mattos, já estavam em Rondonópolis se reunindo na Câmara Municipal de Rondonópolis com autoridades municipais e, à noite, participando de uma recepção festiva. No dia 19, o ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos chega a Rondonópolis. Recebe-o autoridades estaduais e federais: o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o vice-governador José Villanova Torres, o deputado federal Júlio José de Campos, o embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos, o diretor da Carteira Agrícola do Banco do Brasil Aléssio Vaz Primo, o diretor de Habitação e Hipoteca da Caixa Econômica Federal (CEF) Miguel Ethel Sobrinho, o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel Júlio de Mattos Müller, secretário-chefe da Casa Militar José Silvério da Silva entre outros. Os visitantes são recebidos por autoridades locais, destacando-se o prefeito municipal de Rondonópolis Walter de Souza Ulysséa. Ainda no aeroporto, o ministro da Aeronáutica brigadeiro Mattos descerra a placa em alusão às futuras instalações do novo aeroporto de Rondonópolis. Segundo as duas matérias d'O Estado de Mato Grosso (n. 9.144, 20 ago. 1982, p. 1 e n. 145, 21 ago. 1982, p. 12) que cobrem a visita do ministro da Aeronáutica a Mato Grosso, o brigadeiro Délio Jardim chegou às 9 horas da manhã na cidade de Rondonópolis. Em Várzea Grande (ainda no dia 19 de agosto), o ministro se encontra com o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) Frederico Weiss, quem participa ao brigadeiro Délio Jardim os projetos de ampliação do Aeroporto "Marechal Rondon". Na sala da Superintendência da INFRAERO estão presentes os prefeitos municipais de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros e de Cuiabá Gustavo Arruda. Ainda na noite de 19 de agosto, o ministro chega a Sinop, onde é recebido por autoridades locais e com apresentação da fanfarra de escolares. A comitiva era a mesma. Na ocasião, são assinados convênios: CEF para a construção de "casas econômicas" e CEF, Legião Brasileira de Assistência, Programa Nacional do Voluntariado (PRONAV) e Creche "São Francisco de Assis para financiar a permanência de crianças nesta creche. No dia 20 de agosto, as autoridades visitam a Exposição Agroindustrial da Cooperativa Celeste-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a planta da destilaria de álcool de mandioca. Finalmente, o ministro faz o lançamento das obras do novo aeroporto de Sinop, a cargo da Comissão de Aeroporto da Região Amazônica (COMARA).

Visita do ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos a Sinop. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

O ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos, acompanhado pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, pelo embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos, pelo diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil Aléssio Vaz Primo, o colonizador Ariosto Riva, entre outros, participam de duas recepções, em Sinop. A primeira, popular, ocorre, ao que parece, numa quadra poliesportiva. Há uma imensa pintura do busto do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo. Há imagens do governador discursando. O ministro brigadeiro Dálio de Mattos está fardado. Após, a comitiva se retira através de um corredor formado por alunos membros da fanfarra escolar. Na segunda recepção, uma festa com buffet e banda, onde quem discursa é o embaixador Roberto Campos. O ministro está à paisana. Estes dois eventos ocorrem na noite do dia 20. Na manhã seguinte, a comitiva segue o itinerário de visitas: a Exposição Agroindustrial da Cooperativa Celeste - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER); e as instalações da Usina de Álcool de Mandioca.