Missão Franciscana

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Missão Franciscana

Termos equivalentes

Missão Franciscana

Termos associados

Missão Franciscana

22 Descrição arquivística resultados para Missão Franciscana

22 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Freiras franciscanas cercados por mulheres indígenas com crianças, em Dourados.

Freira franciscana bernardina distribuindo roupas brancas que traz nas mãos a três mulheres. À sua esquerda, uma índia é acompanhada por uma criança em pé, a seu lado. À direita, duas outras índias, carregando cada uma criança de colo.

Freis e freiras franciscanas junto a indígenas.

À frente de uma casa de madeira com telhado de palha, tendo um cão à frente de todos, perfilam-se quatro freis franciscanos e cinco freiras junto a dez mulheres, cinco delas trazendo crianças de colo, mais seis crianças, todos à esquerda. À frente, um cão. Do centro para a direita, os homens se perfilam em número de nove. Eles, com exceção de dois, seguram seus respectivos chapéus. O primeiro traz o chapéu na cabeça e uma muda de roupas brancas no seu braço esquerdo; o mesmo ocorre com o quarto, que usa um gorro xadrez e traz a muda de roupa segura em sua mão esquerda. Além destes, o terceiro, o sexto e o oitavo trazem a muda de roupa no braço esquerdo. Ao fundo, à esquerda e à direita da casa árvores frutíferas.

Freis e freiras franciscanas junto a indígenas.

Ao pé de um tronco alto e tendo ao fundo uma casa de pau e telhado de palha, três freis e cinco freiras, tendo à frente uma caixa dentro, da qual se veem saindo mudas de roupas brancas, além de três latas. Junto aos religiosos estão mulheres, homens e crianças.

Freiras franciscanas junto a indígenas.

Duas freiras interagem com duas mulheres indígenas. À esquerda, uma das freiras cumprimenta uma criança no colo de uma mulher indígena. Ao centro, uma menina indígena e uma mulher com criança no colo observam religiosa conversando com um menino indígena. Em segundo plano, à esquerda, um menino indígena se protegendo do solo com os braços observa a tudo. Ao pé de todos, à direita, um cão. Ao fundo, pomares.

Freis e freiras franciscanos junto a indígenas.

Dois freis seguram um cordão de couro. O da direita, que usa, além do hábito, uma boina clara, passa a lâmina de uma faca para cortar o cordão. A cena é observada, à esquerda, por uma freira (de lado), e, à direita, por um homem com camisa xadrez, perneira de couro e chapéu de palha. Mais atrás, atrás inclusive de um poste, um outro homem e uma outra freira também observam a cena de frente. Ao redor, ao fundo, outras cenas de desenrolam independentes do motivo da fotografia, demarcadas por um pomar, à esquerda e ao centro; e por uma casa de madeira com telhado de palha, em detalhe, à direita.

Freis e freiras franciscanos junto a indígenas.

Ao pé de um poste, um homem de camisa branca, lenço e chapéu roto, observa um frei usando um boné, que segura algo que se assemelha a uma bolsa. Em segundo plano, dois homens em trajes de vaqueiro, um deles de camisa branca e o outro de camisa listrada observam uma freira que se abaixa para pegar algo numa caixa abarrotada de roupas. Mais atrás, um grupo de mulheres e de crianças interagem com duas freiras. Ao fundo, pomares.

Freiras franciscana cercados por mulheres indígenas, em Dourados.

Três freiras franciscanas bernardinas posando para a foto junto a crianças e mulheres indígenas. À esquerda, uma mãe indígena deixa sua criança ser tocada por uma das religiosas; junto a elas, duas crianças seguram mudas de roupas brancas. À direita, sorrindo para a câmera, outra freira entrega muda de roupas para uma menina indígena. Ao centro, freira sorri para a câmera tendo atrás de si uma mulher que observa a cena com uma criança nos braços.

Freis e freiras franciscanos junto a indígenas.

Dois freis seguram um cordão de couro. O da direita, que usa, além do hábito, uma boina clara, passa a lâmina de uma faca para cortar o cordão. A cena é observada, em segundo plano, por um grupo de cinco homens usando trajes vaqueiros. Mais atrás, atrás inclusive de um poste, um outro homem e uma outra freira também observam a cena de frente. Ao redor, ao fundo, outras cenas de desenrolam independentes do motivo da fotografia, demarcadas por um pomar, à esquerda e ao centro; e por uma casa de madeira com telhado de palha, em detalhe, à direita.

Freis e freiras franciscanos junto a indígenas.

Dois freis e um senhor idoso de chapéu roto seguram um cordão de couro. O da direita, que usa, além do hábito, uma boina clara, passa a lâmina de uma faca para cortar o cordão enquanto o senhor segura a ponta deste. A cena é observada, à esquerda, por uma freira (de lado). À direita, um homem com camisa xadrez, perneira de couro e chapéu de palha acompanha os três, mas olha para o fotógrafo (cuja sombra é projetada sobre este). Ao redor, ao fundo, outras cenas de desenrolam independentes do motivo da fotografia, demarcadas por um pomar, à esquerda e ao centro; e por uma casa de madeira com telhado de palha, em detalhe, à direita.

Freira franciscana junto a indígenas.

Ao centro, freiras franciscanas conversando com uma criança (de costas). À esquerda, cortado ao meio, um menino segurando uma boneca olha para o fotógrafo. Em segundo plano, uma mulher com lenço na cabeça puxa uma menina que traz em suas mãos uma muda de roupas brancas; ao centro, uma mulher observa a cena principal protegendo seus olhos com as costas da sua mão direita sobre a testa; a seu lado, outra mulher observa a mesma cena. Ao fundo, um pequeno pomar.

Frei franciscano junto a indígenas.

Em uma varanda, mas não totalmente sob ela, à esquerda, de costas, um grupo de seis homens vestidos com trajes vaqueiros incluindo dois, à esquerda, com ponchos, e um de chapéu (estes últimos, em pé), acompanhados de um menino de chapéu e que olha indiscretamente para o fotógrafo que lhe rouba a atenção, sentados em um banco de madeira, e, à esquerda, seis mulheres sentadas em cadeiras, trazendo a primeira uma criança de colo, todos se reúnem em torno de um frei que, em pé, e trajando sotaina branca, casula e estola, ambas escuras, e solidéu.

Freiras franciscanas cercadas por mulheres indígenas com crianças, em Dourados.

Freira franciscana bernardina distribuindo roupas a duas crianças índias. Atrás, duas mulheres indígenas segurando cada uma um bebê olham para outra cena que foge ao recorte do fotógrafo. Entre as duas, uma menina observa o mesmo ponto. No fundo, junto ao pomar, um cavalo pasta.

Freira franciscana cercada por mulheres indígenas, em Dourados.

Freira franciscana bernardina, à direita, distribui mudas de roupas brancas ,que traz nas mãos, a um menino e uma menina indígena. O menino tem nos braços um bebê e a menina aparece de costas. Ao fundo, junto ao pomar, o dorso de um cavalo que parece estar pastando.

Freis e freiras franciscanos.

Da varanda de uma casa com a base em tijolinhos descobertos, conversam um frei e duas freiras. Todos estão sentados. À direita daqueles, duas freiras – uma em pé e a outra sentada – posam para a fotografia. Na frente da casa, à direita da varanda, vê-se um arbusto de flores brancas quase cobrindo uma janela semicerrada. Ao fundo, à esquerda, vislumbra-se uma casa mais alta e seu telhado.

Frei e freiras franciscanos.

Em primeiro plano, um frei ao centro de duas freiras sentados; em segundo plano, no degrau de cima, uma freira em pé e no degrau de baixo, duas freiras, também em pé; em terceiro plano, quatro freiras alinhadas, tendo aquela mais à esquerda que se esticar para que lhe apareça a cabeça. Todos esboçam algum sorriso, as freiras ao fundo mais que aquelas à frente ao lado do frei que pouco sorri.

Freis e freiras franciscanos.

Em primeiro plano, três freis franciscanos sentados; em segundo plano, no degrau de baixo, quatro freiras alinhadas e em pé; em terceiro plano, no degrau de cima, sob uma varanda, cinco freiras, sendo que a segunda, da esquerda para a direita, aparece apenas a cabeça. Todos esboçam algum sorriso, as freiras ao fundo mais que aquelas à frente, e estas mais que os freis, que pouco sorriem.

Freis e freiras franciscanos.

Entre crianças, acompanhados por um homem em terno claro, dois freis (em primeiro plano) e duas freiras (mais ao fundo) franciscanos identificados pelos hábitos que trajam parecem sair da pequena igreja que se vê em último plano, pelos fundos da nave.

Frades e freiras franciscanos cercados por crianças, em Rosário Oeste.

À esquerda, três frades (um deles com hábito branco por cima do hábito escuro) acompanham um homem de terno branco. À direita e ao fundo, uma multidão de crianças cercam três freiras à sombra de uma mangueira, entre estas crianças alguns coroinhas. Ao fundo casas caiadas bastantes simples com telhado em duas águas.