Em frente à Delegacia Federal de Saúde, veem-se, em primeiro plano e sobre degrau, dois homens à entrada; e três mulheres na soleira da porta. Segue, da esquerda para a direita: Clodoaldo Lima, Neli, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Adelaide de Almeida Orro e Gonçalo Rodrigues. À direita, mais acima, vê-se, junto a uma janela, uma placa com letreiro ilegível.
Saúde Pública
45 Descrição arquivística resultados para Saúde Pública
Funcionárias da Delegacia Federal de Saúde, da esquerda para a direita: Maria Nely Magalhães (de vestido estampado, e de gola redonda com babados e uma bolsa pendurada no ombro esquerdo); ao seu lado uma mulher de nome não identificado (de saia preta e blusa branca); Adelaide de Almeida Orro (de saia escura e blusa branca); Dóris (de saia preta e blusa branca); e Dirce (de vestido preto até no joelho com gravata de marinheiro).
À porta de entrada da 1ª Maternidade de Cuiabá. Em pé, nos degraus, da esquerda para a direita: Nicolina Gomes, Augusta Modesto, Adelaide de Almeida, Albina Albuquerque e Hilda.
À porta de entrada da 1ª Maternidade de Cuiabá. Sentadas nos degraus, da esquerda para a direita: Nicolina Gomes, Augusta Modesto, Adelaide de Almeida, Albina Albuquerque e Hilda. Sobre a imagem, escrito à mão: “1” em Nicolina Gomes, “2” em Augusta Modesto” e “4” em Hilda.
Em frente à Maternidade de Cuiabá, nos degraus de entrada, posam quatro atendentes trajando uniforme branco de enfermeira. Da esquerda para a direita: mulher não identificada, Nicolina Gomes, Hilda e Augusta Modesto; ao centro, o menino Sílvio, criado pelas enfermeiras da maternidade.
Celestina Amância de Campos, à esquerda, de blusa branca, um paletó risca de giz de manga, com três botões pretos, saia de mesmo tecido e sapatos pretos; a seu lado, a sr.ª Bicudo trajando o uniforme de enfermeira: vestido branco, touca, sapatos e meias brancos.
Em frente à Maternidade de Cuiabá, em cuja fachada, em cima, à esquerda, lê-se “306”, veem-se, da esquerda para a direita: um menino não identificado de camisa e calça brancas e de pés descalços, seguido de uma senhora não identificada de vestido branco; e de três mulheres de toucas e uniformizadas como auxiliares de enfermagem Hilda, Nicolina Gomes e Aurora.
Em um quarto da Maternidade de Cuiabá, sobre o leito, encontram-se a mãe, Alzupera Rodrigues da Silva, e seus filhos gêmeos, Neide e Gonçalo Ney – um de cada lado, envolvidos em fraudas. À esquerda do leito, está o pai, Gonçalo Rodrigues da Silva, com a mão esquerda apoiada sobre o travesseiro. À direita, vê-se Adelaide de Almeida Orro, com o traje de enfermeira e com as mãos sobre o outro travesseiro.
Em um corredor, veem quatro portas laterais e uma janela ao fundo, que está aberta e tem sobre ela duas pequenas janelas fechadas. Compõem a foto: Adelaide de Almeida Orro, à esquerda, e à frente de duas fileiras com trinta e uma crianças e mais uma à frente no colo de uma mulher.
Em primeiro plano, uma mesa repleta de embrulhos na soleira da porta. Porta-fora, duas crianças, à esquerda. Recebem cada uma um embrulho, dado por uma senhora não identificada, à direita. Atrás, Adelaide de Almeida Orro, ao lado, de cabeça abaixada, olhando para as crianças, enquanto outra mulher segurando uma forma de alumínio arredonda observa as mesmas crianças. Ao fundo, duas mulheres com crianças de colo sorriem para a foto.
Sentada em uma cadeira de madeira a bebê vencedora do concurso de “robustos” está apoiada no braço direito da cadeira, nua e sorridente. Sobre a imagem, escrito à mão: “1º” sobre a cabeça da bebê.
Em uma sala no Centro de Saúde de Cuiabá, reúnem-se corpo médico e enfermeiras, três das quatro seguram cada uma um bebê, à direita. Ao fundo, vê-se uma janela, e nela a cabeça curiosa de uma menina. As paredes são azulejadas, em branco a meia altura.
Fotografia promocional de Olga Cândia, sorridente, segurando bebê (que está entretido com suas mãozinhas) e o erguendo. Carimbado na parte inferior, lê-se: “Semana da criança – 1950 – Cuiabá”
Na escadaria do Centro de Saúde de Cuiabá, em cuja parede do lado direito ao fundo se vê cartaz em alusão à “Semana da Criança”. Compõem a foto, da esquerda para a direita, na primeira fila: Elisa, Regina Epaminondas (criança) e Orminda Pitaluga de Moura; na segunda fila: Edir Ribeiro (moça), Mariana de Almeida, mulher não identificada; na terceira fila: Adelaide de Almeida Orro, Antonieta Epaminondas, Diva Ribeiro, Iracema Pimentel, Mariana de Palma Arruda; por fim, na quarta fila: Dr. José Augusto de Almeida (dentista), Dr. Clovis Pitaluga de Moura, Dr. Henrique de Aquino. Na frente, na margem inferior da foto, apresenta escrito “Semana da criança – 1950 – Cuiabá”.
Em sala cujas paredes são azulejadas de branco, com duas janelas, e no entorno de uma mesa servida de lanches e seis garrafinhas de refrigerantes, veem-se, segurando uma garrafa, Adelaide de Almeida Orro, à direita, (cortada na foto), oito crianças, e, entre os adultos, à esquerda, da esquerda para a direita: Jesuína, Erzila Perri, mulher não identificada e Aurora. Na parte superior à direita, escrito a caneta azul: “Semana Criança 52//SESC.”
Sob o sol, compõem a foto: Nely, Adelaide de Almeida Orro (ao centro), Jesuína dos Reis Pinto, Paula Cátia, Sandra, Dirce Fernandes dos Reis duas meninas, uma delas bem criança, e um bebê de colo.
Atrás de três mesas (uma junto à outra), repleta de pães e enlatados da Nestlé, autoridades civis e militares posam para a fotografia. Na superfície da foto, à borda inferior, lê-se “Semana da Criança em Cuiabá 1948”.
Seis médicos e um padre posam para a fotografia do alto do Morro da Luz. O religioso veste batina, os demais vestem terno branco com gravata. Compõe a foto, segundo informação do verso, da esquerda para a direita: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Aguilar; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Venicius Moraes; o padre Teodoro Kolczycki; Dr. Manoel Souza Vargas; e o último de nome também não identificado.
Em frente a um prédio, oito homens trajando ternos (sete deles branco, o do primeiro cinza riscado) posam para a foto. Ao fundo da fila, entre o sétimo e o oitavo, a cabeça de um menino, que se esforça por aparecer entre os vãos das barras do muro.
À mesa, com forro branco, nove homens fazem refeição. Todos eles pertencem ao Corpo Médico. À direita, vê-se a metade do torso de um homem em pé, tendo atrás de si outra mesa, aparecendo apenas dois homens. O homem em pé parece se dirigir com uma travessa e colher ao único homem de prato vazio, que olha de supetão na direção do fotógrafo.
Vista da fachada do Centro de Saúde, na esquina da Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha) e rua Dom Bosco. No prédio, à sua entrada principal, vê-se uma mulher de vestido branco na soleira da porta. Na fachada, acima da janela central, lê-se “CENTRO DE // SAÚDE”.
Vista da Maternidade de Cuiabá. No telhado, uma antena de rádio esticada por duas hastes. Da terceira janela, da esquerda para a direita, veem-se duas pessoas com blusa brancas. Na superfície, escrita à mão, lê-se: “1ª Maternidade de Cuiabá // Célula Mater do Hospital Geral // hoje da Unic.”
Obras de construção do Hospital Geral na Rua 13 de Junho. Junto às obras, vê-se uma menina de vestido branco olhando para o esqueleto do prédio. Na superfície superior, escrito à mão lê-se: “Maternidade ampliada, tornou-se // Hospital Geral”.
Recepção, discurso, reunião com o governador Frederico Carlos Soares de Campos e assinatura de convênio pelo Ministro da Saúde Mário Augusto de Castro Lima. Há imagens na entrada do Palácio Paiaguás com a presença de Guarda de Honra e recepção por parte do secretário-chefe da Casa Civil Hélio de Palma Arruda e pelo secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos; no Salão Nobre, onde os convênios são assinados sob os olhos de outras autoridades; e no gabinete do governador, onde conversam.
Na sala de reuniões do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), à mesa, o governador Frederico Carlos Soares de Campos e o [superintendente do INAMPS Waldemir Olavarria de Pinho?] assinam convênio. Estão presentes, à mesa, o prefeito municipal de Barra do Bugres Wilmar Peres de Faria, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, além de outras autoridades políticas e técnicas.
No seu gabinete, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos e o prefeito municipal de Dom Aquino Ivanildo Francisco de Oliveira assinam um convênio entre Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal para a construção de um posto de saúde no distrito dom-aquinense de Entre Rios.
No auditório do Palácio Paiaguás, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos finaliza o Curso de Reciclagem de Nível Superior voltado aos servidores das Unidades Sanitárias do polo regional da Grande Cuiabá. Na plateia, mais de uma centena de pessoas - o Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.272, 25 fev. 1981, p. 3) dá conta de 139 participantes.
Um homem com dificuldade/baixa mobilidade de seus membros inferiores é fotografado em seu trabalho como sapateiro de calçados especiais no Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa e como paciente da fisioterapia.
No Hospital Universitário "Júlio Strübing Müller", o governador Frederico Carlos Soares de Campos, acompanhado pelo vice-governador José Villanova Torres, pelo secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, pelo secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira, pelo secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima, pelo presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Ubiratan Francisco Vilela Spinelli, o governador eleito Júlio José de Campos, o pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso Eduardo Delamônica Freire, este como representante do reitor Benedito Pedro Dorilêo, e a viúva de Júlio S. Müller dona Maria de Arruda Müller. descerram a placa inaugural o secretário de Saúde Hugo Leopoldo e o governador Frederico Campos. Aparentemente, cortam a fita inaugural, os pais do governador e do secretário de Saúde, Manuel Soares de Campos e Irene Gomes de Campos. A banda da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) executa os hinos oficiais. Após, em seu discurso, o governador homenageia a viúva de Júlio S. Müller, Maria de Arruda Müller. A segunda inauguração segue o mesmo rito, com a dona Maria de Arruda Müller cortando a fita. Nesta inauguração, porém, um grupo de universitários (provavelmente do curso de medicina) realiza um protesto pelo pleno funcionamento das unidades de saúde. As seis imagens finais parecem estar deslocadas do tema, pois retratam o governador caminhando por vias asfaltadas de algum bairro da região e atravessando, ao lado de populares e do secretário de Fazenda uma ponte de madeira bastante precária.
À porta do prédio a ser inaugurado, desatam a fita inaugural o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o superintendente regional do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) Valdemir Olavarria de Pinho e o prefeito Municipal de Rondonópolis Walter de Souza Ulisséia. As autoridades adentram a seção e são acompanhadas por assessores, funcionários e populares. O governador Frederico Campos concede entrevista para veículos de comunicação, entre os quais, a TV Centro América.
No bairro CPA III, inauguram o Posto de Atendimento de Urgência CPA III o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o vice-governador José Villanova Torres, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente Gabriel Júlio de Mattos Müller, o candidato ao governo de Mato Grosso pelo Partido Democrático Social (PDS) Júlio José de Campos, o candidato ao Senado Federal pelo PDS Roberto de Oliveira Campos entre outros. Desatam a fita inaugural os dois candidatos ao governo e ao Senado Federal, respectivamente; e descerram a placa o governador Frederico Campos e o secretário de Saúde Hugo de Campos. Ao fim, o governador discursa para os presentes.
No Centro Regional de Referência de Saúde, funcionários do Serviço de Referência do tratamento da tuberculose se confraternizam. São dezenas de funcionários, destacando-se um senhor de blusa branca e bermuda cáqui que parece ser o centro da confraternização. Na sala onde estão as tortas salgadas e o bolo, é este senhor que se prepara para abrir um espumante. Na parede da sala lê-se: "A tuberculose é uma doença / curável / Você não deve interromper o tratamento sem / [ordem] médica, para não criar micróbios resistentes / ao tratamento".
Imagens das instalações e estruturas físicas das seguintes unidades descentralizadas de saúde: Centro Estadual de Citologia e Anatomia Patológica (CECAP), com a sala de leitura de lâminas, e local de funcionamento da Coordenação Estadual de Combate ao Câncer; Centro Regional de Saúde; Além de unidade especializada em Dermatologia na qual são diagnosticados os casos de hanseníase.
No salão de entrada do Pronto Socorro de Cuiabá, presentes o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda, o secretário municipal de Saúde de Cuiabá Augusto César Régis de Oliveira, o senador eleito e diplomado Roberto de Oliveira Campos, o governador eleito e diplomado Júlio José de Campos, o presidente do Partido Democrático Social (PDS) José Monteiro de Figueiredo, o presidente da Associação Comercial de Cuiabá Joel Bulhões, o arcebispo de Cuiabá Dom Bonifácio Piccinini. Falam à imprensa dois dos membros corpo médico da unidade se pronunciam; o prefeito de Cuiabá Gustavo Arruda; o senador eleito Roberto Campos; o governador eleito Júlio Campos; e, então, o governador Frederico Campos. Cobre o evento, entre outros veículos de comunicação (rádio e TV), a TV Centro América Canal 4. Depois, o governador Frederico Campos, o prefeito municipal Gustavo Arruda e o senador eleito Roberto Campos desatam a fita inaugural e, em seguida, o prefeito Gustavo Arruda e o secretário de Saúde descerram a placa inaugural. Benze o novo espaço de saúde o arcebispo Dom Bonifácio Piccinini. Finalmente, após o rito de inauguração, as autoridades e imprensa conhecem os ambientes do novo equipamento público.
As primeiras imagens são tiradas de dentro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Leverger lotada com populares, escolares e autoridades. Algumas autoridades são reconhecidas: o prefeito municipal de Santo Antônio de Leverger Walter da Costa Ribeiro e senhora primeira-dama, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos e senhora, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz entre outros. O governador Frederico Carlos Soares de Campos e a primeira-dama Yone de Azevedo Campos chegam e são recebidos ao desembarcarem do carro oficial pelo prefeito Walter Ribeiro. Adentram a igreja e se acomodam para assistirem ao culto católico. Após a missa, as autoridades são saudadas nas ruas durante caminhada, recebendo a primeira-dama Yone Campos um buquê de rosas. À porta do Posto de Saúde, cortam a fita o governador Frederico Campos e o secretário de Saúde Hugo Campos. Já dentro da unidade de saúde, descerram a placa o deputado Alves Ferraz e o prefeito Walter Ribeiro. Então, seguem os pronunciamentos: deputado Alves Ferraz, secretário de Saúde Hugo Campos e, finalmente, governador Frederico Campos. Por fim, o governador Frederico Campos e a esposa do secretário de Saúde plantam cada um uma árvore.
Numa sala de reuniões, o superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) em Mato Grosso Waldemir Olavarria de Pinho preside sessão em que são assinados convênios dentre o INAMPS e unidades de saúde municipais. Estão presentes, entre os que podem ser identificados: o governador Frederico Carlos Soares de Campos; o senador Vicente Emílio Vuolo; o deputado federal Júlio José de Campos; o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz; deputado estadual Oscar da Costa Ribeiro; o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos; o prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros. Após as assinaturas, discursam o senador Vicente Vuolo; em seguida o governador Frederico Campos. A segunda imagem é tirada a partir de uma das janelas do prédio do INAMPS pegando parte do centro de Cuiabá, da Alameda, em Várzea Grande, e o Morro de Santo Antônio, no município homônimo. É possível reconhecer alguns prédios e lugares familiares de Cuiabá, tais como: Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho; Galeria GG; Áurea Hotel; Praça Ipiranga; Sadia Oeste S.A.; Tokio Tower; Mercado Municipal; Palácio Episcopal; Santa Casa de Misericórdia; Colégio Salesiano São Gonçalo; Bairro Dom Aquino; Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT).
Mulher, provavelmente servidora, mostra, sentada à mesa de trabalho e durante entrevista à TV Centro América Canal 4, material em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, produzido pela Organização Mundial da Saúde.
As primeiras imagens são da recepção do ministro da Saúde Waldyr Mendes Arcoverde durante desembarque, no Aeroporto "Marechal Rondon". Entre as autoridades presentes para receber o ministro: o vice-governador José Villanova Torres, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, o prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda, entre outros. Já no auditório do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), o ministro da Saúde Waldyr Mendes Arcoverde profere palestra a propósito da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, em sua segunda dose. Compõem a mesa o superintendente do INAMPS Waldemir Olawarria de Pinho, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Oscar da Costa Ribeiro, o secretário de Saúde Hugo Soares de Campos, o ministro da Saúde Waldyr Arcoverde, o vice-governador Villanova Torres e o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda. Abrindo os trabalhos, o secretário de Saúde fala primeiro, seguido do ministro. Na plateia, algumas poucas dezenas de pessoas. Ao fim da palestra, o ministro concede entrevista à imprensa.
No auditório do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), a coordenadora Oníbia Benvenutti Soares de Campos ministra treinamento para pessoal escalado para a Segunda Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil.
Técnicos e enfermeiros administrando doses de vacinas via oral para crianças. A maioria dos administradores são cadeirantes, provavelmente vítimas da Poliomielite.
Na sede da Delegacia Federal de Saúde, é realizada a reunião técnica de preparação para a 3.ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Estão presentes: o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, a coordenadora da Campanha de Vacinação Oníbia Benvenutti Soares de Campos (esposa do secretário de Saúde Hugo de Campos), o secretário-executivo da Campanha de Vacinação Ângelo Falcão Figueiredo, além de coordenadores de outros polos (Cáceres, Rondonópolis, Diamantino e Barra do Garças) e outros funcionários. A explanação sobre as ações da Campanha é feita por um dos técnicos da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, que também prestam apoio em Mato Grosso.
Técnicos e enfermeiros administrando doses de vacinas via oral para crianças. A maioria dos administradores são cadeirantes, provavelmente vítimas da Poliomielite.
Cerimônia de inauguração da Unidade Sanitária Aroldo M. Paiva, localizada no bairro Souza Lima. A estrutura física foi executada com recursos arrecadados pela Loja Maçônica XV de Maio. Após o corte da fita e descerramento da placa inaugurais, falou o venerando maçom [João de Oliveira Monteiro?] e, em seguida, o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, como representante do governador Frederico Carlos Soares de Campos. Presentes, além dos membros fraternos da Maçonaria, suas esposas e outros moradores da região de Souza Lima.