Na lateral do Palácio da Instrução, dezoito garotas se agrupam e posam para foto. Ao fundo, sobre uma mureta, mais duas garotas. Todas trajam o uniforme escolar da época que consiste em saia, camisa branca e gravata. Sobre a imagem, na parte superior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".
Neoclássico (Arquitetura)
34 Descrição arquivística resultados para Neoclássico (Arquitetura)
Nos fundos do Palácio da Instrução, doze garotos, alunos na mesma escola de Adelaide de Almeida, posam para a foto. Todos uniformizados de calça comprida e uma camisa de manga comprida com cinco botões, à exceção de dois meninos: um está segurando a camisa com seu braço esquerdo, e o outro está de calça clara e camiseta listrada. Sobre a imagem, na parte inferior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".
Na escadaria, compõem 30 alunas da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, tendo ao centro da primeira fila o Doutor Olavo Pontes e Adelaide de Almeida à sua esquerda.
Na escadaria, compõem 29 alunas da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, tendo ao centro da primeira fila o Doutor Olavo Pontes (Adelaide de Almeida à sua esquerda). Muitas das alunas estão dispersas olhando algo que ocorre mais acima, na escadaria, onde se veem dois homens trajando terno e gravata e três alunas, mais atrás, subindo os degraus.
Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Adelaide de Almeida Orro posa de vestido longo branco com tule, e joias. No canto esquerdo inferior, lê-se, à caneta: “49”.
Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vê-se Adelaide de Almeida, sentada e vestindo um vestido longo branco e joias.
Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vê-se sentada Adelaide de Almeida veste um vestido longo branco com tule, e joias. Adelaide posa com o olhar para a sua esquerda.
Fotomontagem de dois momentos da formatura de Adelaide de Almeida Orro. À esquerda, no Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, Adelaide de Almeida, com indumentária do ritual de formatura, tendo a lâmpada de Florence Nightingale na mão esquerda e o diploma na mão direita – esta fotografia está invertida em relação à original; à direita, fotografia tirada nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em que Adelaide de Almeida veste um vestido longo branco e joias.
Vista da Avenida XV de Novembro e de seus canteiros centrais arborizados, por onde circulam pedestres. Na avenida, à esquerda, um caminhão Ford Modelo 51 desce em direção à ponte e vê-se uma motocicleta estacionada sob a sobra de uma das árvores da calçada, mais acima veem-se dois caminhões estacionados; à direita, sobem a avenida dois ônibus Jardineiras. Ao fundo, vê-se o campanário da Igreja São Gonçalo em estilo eclético colonial-neoclássico.
Ao fundo da Praça da República, e tendo à esquerda o antigo Tesouro do, vê-se o Palácio da Instrução.
Na Praça da República, vê-se o Palácio da Instrução. À esquerda, detalhe do antigo Tesouro do Estado.
Dentro do hall do Palácio da Presidência (atual Palácio Alencastro) ainda em estilo neoclássico, ao centro de um grupo de 27 homens trajados a rigor vê-se o então interventor Federal no Estado de Mato Grosso José Marcelo Moreira. Destacam-se, entre outros, um padre e um homem de origem árabe usando um solidéu modelo tubeteika, à direita.
Em uma rua, um homem de terno e chapéu cruza a frente do fotógrafo e, como um borrão na imagem, é impedido de chegar ao seu destino. Em segundo plano, o motivo da fotografia: três a três, em uma fileira imensa que se perde na esquina do casarão assobradado, as normalistas de uniforme branco (camisa e saia), gravata e cinto escuros. À frente da coluna, três meninas perfiladas carregam, as das extremidades, bandeiras: a da esquerda, a bandeira do Brasil; a da direita, auxiliada pela do meio, uma bandeira predominantemente branca. Acompanha-as freiras de hábito e se protegendo do sol com guarda-sol: à vista, contam-se dois. Ao fundo, da esquerda para a direita, perfilam-se casas em estilo colonial e neoclássico. À esquerda da coluna, à sombra, meia dúzia de pessoas visíveis observam o cortejo passar.
Na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o governador Frederico Carlos Soares de Campos assina contrato de financiamento do Projeto "Carga Pesada" com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Acompanha a assinatura, entre outros, o embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos e o presidente do Banco do Estado de Mato Grosso (BEMAT) Manoel Pouso Filgueira Filho.
Em um salão da Fundação Cultural, no Palácio da Instrução, o então presidente da entidade Lenine de Campos Póvoas conduz a cerimônia de posse da nova presidente Maria das Graças Pinto de Alencar. Compõem a mesa, além dos supracitados, a senhora Mitzi Figueiró, representando o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, a primeira-dama do município de Cuiabá Maria Auxiliadora Jesus de Arruda e o secretário municipal de Serviços Públicos de Cuiabá Luiz Mariano de Alencar, marido da empossada.
Numa das salas do Mercado do Peixe, o secretário de Indústria, Comércio e Tursimo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli acompanhado de uma secretária, redatora da ata da reunião, reúne-se com pescadores profissionais. Outras imagens mostram o mercado de pescado da capital mato-grossense: cambadas de peixes de carnes nobre e não tão nobres expostas no chão para a apreciação de compradores, os quais transitam entre as peças.
No Salão Nobre da Fundação Cultural, Palácio da Instrução, dá-se a abertura da I Semana da Música com apresentação do Coral da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT). A abertura oficial é realizada com o pronunciamento do secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda e após apresentação da Banda do 44.º Batalhão de Infantaria Motorizada.
No Salão Nobre da Fundação Cultural de Mato Grosso, Palácio da Instrução, apresentam-se o coral da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT), a pianista Patrícia Vitória Penha e a Banda do 44.º Batalhão de Infantaria Motorizada. Na plateia, o assessor especial da Casa Civil Heronides de Araújo Filho, representando o governador Frederico Carlos Soares de Campos, e o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, na primeira fila, e a presidente da Fundação Cultural Maria das Graças Pinto de Alencar.
No Salão Nobre do Palácio da Instrução, dá-se a abertura, com o corte de fita realizado pelo prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda e pelo secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, do V Salão Jovem Arte. Após, entrega da premiação para os artistas e obras, respectivamente: Nilson Pimenta, com a obra "Carniça"; e, Raimundo Moreira, com "Cidade de Cuiabá". Além de prêmios de estímulos a Stenio Carvalho, Rubens Jesus da Costa, Ubiraci Ferreira Alves e José Serafim Berttoloto. Os prêmios foram entregues pelo prefeito Gustavo Arruda, pelo secretário Hélio Palma de Arruda e pela presidente da Fundação Cultural Maria das Graças Pinto Alencar.
Exposição de peças artesanais no Salão Nobre da Fundação Cultural.
No Salão Nobre do Palácio da Instrução o coral da Universidade Federal de Mato Grosso abre a conferência, que é apresentada pelo vice-reitor professor Benedito Pedro Dorileo. Na plateia, o arcebispo de Cuiabá Dom Bonifácio Piccinini, o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda além autoridades militares, freiras e outros.
No Salão Nobre da Fundação Cultural, Pianista Maria Augusta Ferraz apresenta-se para público, durante Semana da Música.
No Salão Nobre da Fundação Cultural, Palácio da Instrução, apresentam-se para um público formado por mulheres e seus filhos e autoridades - entre as quais, os secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda e chefe da Casa Civil Heronides Araújo -, o coral da Fundação Cultural e dois pianistas, um destes Amyrton Vallim, de São Paulo. Estas apresentações musicais são realizadas em homenagem ao Dia das Mães a ocorrer no domingo, dia 9 de maio.
Na Fundação Cultural, Palácio da Instrução, dá-se a reunião da Comissão de Premiação e Seleção do VI Salão Jovem Arte Mato-Grossense presidida pelo presidente da Associação Paulista de Críticos de Arte Henrique Alves e com a presença de João Pedro de Arruda, Adir Sodré, estes artistas plásticos, professoras Marília Beatriz Leite e Rosângela Cálix, aquela chefe de Departamento e esta apenas integrante do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
No Salão Nobre da Fundação Cultural, Palácio da Instrução, o escritor Lenine de Campos Póvoas recebe os cumprimentos de autoridades políticas e de intelectuais, tais como: o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, representando o governador Frederico Carlos Soares de Campos; o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Benedito Pedro Dorileo Leal; a presidente da Fundação Cultural Maria das Graças Pinto Alencar; e outros. Há seis imagens que destoam do todo, mas que se encontravam juntas no mesmo envelope e não se foi possível a identificação.
Na Fundação Cultural, Palácio da Instrução, os funcionários da Fundação de Promoção Social (PRO-SOL) e os da própria instituição recepcionam para um almoço a presidente da PRO-SOL primeira-dama Yone de Azevedo Campos e o governador Frederico Carlos Soares de Campos. O primeiro casal, em vias de deixarem o Palácio Paiaguás, recebe como regalo uma bandeja de prata com inscrição de agradecimento dirigido à primeira-dama. Entrega o objeto argento a funcionária Aci Corrêa da Costa, que recepcionou o governador e sua senhora ao lado de Marilene Malheiros Paes de Barros.
Consulesa do Japão Sumie Ito e a primeira-dama de Mato Grosso Yone de Azevedo Campos caminham por entre artesanatos, bebidas artesanais, cerâmicas e rede de trama tradicional, juntamente com intérprete e comitiva.
Visita da embaixatriz do Suriname Réarske Sewrajsingh acompanha de seus filhos Sleta e Kees à Casa do Artesão. Na ocasião, a esposa da autoridade diplomática surinamês, apreciou o artesanato mato-grossense. A sra. Sewrajsingh e filhos foram recepcionados pela primeira-dama Yone de Azevedo Campos, que a acompanhou durante todo o passeio, oferecendo um chá da tarde. Segundo o Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.215, 2 dez. 1980, p. 2), a embaixatriz veio a Mato Grosso a passeio, tendo visitado a cidade de Chapada dos Guimarães e o Pantanal, bem como a Estação de Rastreamento de Satélites, na capital. Ao fim da visita, segundo a mesma fonte, a primeira-dama presenteou a visitante ilustre com um tapete artesanal.
No auditório do antigo Palácio do "Thesouro do Estado", a primeira-dama Isabel Campos compõe mesa junto com outros palestrantes sendo acompanhados por numerosa plateia. Entre os palestrantes o advogado e poeta Benedito Sant'Ana da Silva Freire.
Numa das salas da Fundação Cultural, Palácio da Instrução, reúnem-se o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, o consultor do Ministério da Educação e Cultura (MEC) doutor em Letras Milton Cabral Viana, a presidente da Fundação Cultural professora Maria das Graças Pinto Alencar e outros para discutir a implementação dos Programa de Ações Sócio-Educativas e Culturais para as Populações Carentes (PRODASEC) e Programa Nacional de Ações Sócio-Educativas e Culturais para o Meio Rural (PRONASEC), no âmbito do III Plano Setorial de Educação e Cultura e Desportos. Sentados à mesa, autoridades e técnicos analisam documentos e conversam entre si.
No Salão Nobre da Fundação Cultural, o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda preside reunião entre coordenadores educacionais com delegada Norly da Conceição Monteiro da Silva, da Delegacia Regional de Educação e Cultura de Cuiabá (DREC-01), e o técnico do Ministério da Educação e Cultura (MEC) Braga Júnior. Nas imagens, o técnico do MEC profere a palestra "Racionalização de trabalho visando facilitar o trabalho do educador frente aos problemas surgidos na área da Educação", segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.766, 14 mai. 1981, p. 12).
No Salão Nobre da Fundação Cultural, Palácio da Instrução, o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda preside reunião com diretores de escolas.
Numa sala de instrução do 44.º Batalhão de Infantaria Motorizado, a Comissão Municipal do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) de Cuiabá entrega certificados a alunos alfabetizados, em sua maioria soldados, mas também mulheres e civis, no âmbito do "Plano de Alfabetização Funcional e Educação Continuada de Adolescentes e Adultos". A entrega dos certificados é feita por oficiais militares e civis membros da Comissão Municipal.
A primeira imagem é do Mercado Público, no bairro do Porto. Após, as outras 16 imagens mostram a leitura de documento e a assinatura de uma ata por partícipes sentados à mesa falando para uma dezena de funcionários da Secretaria de Segurança Pública. O primeiro a assinar o documento é o secretário de Segurança Pública coronel Paulo Santa Rita Carvalho Athayde, em seguida os presentes.