Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT)

Termos equivalentes

Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT)

Termos associados

Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT)

14 Descrição arquivística resultados para Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT)

14 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Hasteamento de Bandeiras.

Hasteamento de bandeiras: de Ponta Porã, pelo prefeito Ayres Marques; Nacional, pelo governador José Garcia Neto; e de Mato Grosso, por autoridade não identificada. Ao fundo, à entrada, a banda da Polícia Militar de Mato Grosso e autoridades da comitiva governamental. No portão afora, populares observam a cena.

Abertura do II Curso de Atualização para Delegados Leigos. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Numa sala de aula, o promotor de Justiça da Comarca da Capital Moacir Perri fala durante a abertura do II Curso de Atualização para Delegados Leigos. Na audiência, a turma de três dezenas de delegados leigos do interior de Mato Grosso e um do Acre.

Palestra proferida pelo médico-legista do Instituto Médico Legal "Nina Rodrigues" professor Anníbal Muniz Silvany Filho durante II Curso de Atualização para Delegados Leigos. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Em uma sala de aula, o médico-legista do Instituto Médico Legal "Nina Rodrigues" professor Anníbal Muniz Silvany Filho profere palestra para turma de delegados leigos, durante II Curso de Atualização para Delegados Leigos.

Viaturas do 1.º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Fotógrafo José Luiz Siqueira.

Garagem com viaturas fora de uso. Entre os veículos estão: caminhão Deutz-Magirus, Volkswagen Vw 14140 Truck, Volvo B10M, Volkswagen Vw790 1990, Volkswagen Fusca, Rede Ipiranga, Volkswagen Kombi, Chevrolet Veraneio.

Inauguração da Unidade de Segurança de Paranatinga. Fotógrafo Lenine Martins.

Cerimônia de inauguração da Unidade de Segurança de Paranatinga, com a presença do secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde e do assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, este representante do governador Frederico Carlos Soares de Campos. As primeiras imagens retratam o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Mato Grosso, e o descerramento da placa inaugural. Depois, o corte da fita. Então, as autoridades, ciceroneadas pelo prefeito municipal de Paranatinga José Maria de Lima, visitam as dependências da nova Unidade de Segurança.

Visita do cônsul Geral do Japão Yoshifumio Ito, em São Paulo, ao governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Osmar Cabral.

Recepção ao cônsul Geral do Japão Yoshifumio Ito e ao vice-cônsul Ryozo Nyoi, no Palácio Paiaguás, com direito a Corpo de Guarda de Honra comandada pelo secretário-chefe da Casa Militar José Silvério da Silva. No gabinete governamental, o governador Frederico Carlos Soares de Campos e os diplomatas trataram, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.270, 2 ago. 1979), de investimentos no estado. Na ocasião, o governador Frederico Campos foi agraciado com um presente.

Abertura da Semana da Pátria pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Osmar Cabral.

Na praça 8 de Abril, dá-se o cerimonial de acendimento da pira com fogo simbólico por ocasião do início das comemorações da Semana da Pátria. Entram para compor o palanque das autoridade o secretário de Viação e Obras Públicas e o desembargador Benedito Pereira do Nascimento. Sobre o palanque outras autoridades presentes: o governador José Garcia Neto e sua esposa Maria Lígia de Borges Garcia; o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda e a sua esposa e primeira-dama municipal Maria Auxiliadora de Jesus Silva Arruda; o tenente-coronel José Silvério da Silva; o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni; a senhora Yone de Azevedo Campos, esposa do secretário de Viação e Obras Públicas; entre outros. Discursaram o desembargador, o secretário de Viação e Obras Públicas e o governador. Um coral de meninos uniformizados com camisa branca estampada a face de Jesus Cristo fizeram uma apresentação a capella. Em determinado momento, o desembargador recebe uma tocha para que seu fogo acenda a pira. As imagens finais mostram a comitiva de autoridades no hall de um hotel ou uma sala de cinema. Numa das paredes vê-se um cartaz do filme "The Swarm" (dirigido por Irwin Allen, Estados Unidos, 1978). As autoridades presentes ao evento cívico e também outros perfilam-se à entrada de uma sala cortinada. Algumas senhoras seguram um livreto com a palavra "RIO" em letras garrafais.

Comemoração do 2.ª aniversário do Município de Paranaíta e inaugurações de obras pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Governador Frederico Carlos Soares de Campos primeiramente visita o complexo de mineração São Francisco. Na área de mineração, o alto magistrado é recebido pelo proprietário Carlos Octavio Lacombe e outros funcionários, além de crianças alunas da escola local. Acompanham-no o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, o general comandante da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada Alberto dos Santos Lima Farjado, o coronel comandante do 44.º Batalhão de Infantaria Motorizado Alírio Cardoso e o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo. Após, o governador e esta pequena comitiva se dirigem para o Projeto Juruena, onde são recebidos pelo secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima, pelo secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini, pelo secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde, pelo secretário de Indpustria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli, pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) Gabriel Júlio de Mattos Müller, o gerente do Banco da Amazônia S.A. (BASA) João Afonso, pelo representante da Colonizadora Sinop S.A. Maçao Tadano e o responsável pelo Projeto Juruena João Carlos Meirelles. No dia seguinte, domingo, esta comitiva maior de autoridades vai até Paranaíta onde foi recebida pelo administrador municipal de Alta Floresta Wanderley Alves Pereira e pelo empresário Ariosto da Riva. No jovem município, inauguram a Praça "Ariosto da Riva", a agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), lançam a pedra fundamental de central das Telecomunicações Mato-grossenses S/A (TELEMAT); passam em revista as tropas da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada, assistem a um desfile em alusão aos dois anos da criação do município. Após, a comitiva, acrescida dos deputados estaduais Ladislau Cristino Cortes e Roberto Corrêa e dos deputados federais Haroldo Sanford de Barros e Leone Belém, ambos do Ceará, inauguram a sede da Prefeitura Municipal de Alta Floresta.

Visita do governador Frederico Carlos Soares de Campos a Juscimeira para inuaguração de obras. Fotógrafo Lenine Martins.

O governador Frederico Carlos Soares de Campos, acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz, pelo deputado federal Júlio José de Campos, pelo secretário-chefe da Casa Civil, por Jonas Pinheiro da Silva, pelo secretário de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente Gabriel Júlio de Mattos Müller, são recebidos por autoridades, entre as quais o administrador municipal de Juscimeira Ramon Araújo Itacaramby, e população, entre os quais escolares, locais. Em frente à Unidade de Segurança, a ser inaugurada, os chefes dos poderes Executivo e Legislativo hasteiam as bandeiras do Brasil e de Mato Grosso, respectivamente. Após o momento cívico, o presidente da Assembleia Legislativa e depois o chefe do Governo de Mato Grosso discursam para a população presente. Em seguida, descerram a placa inaugural e cortam a fita à entrada do prédio, antes de adentrarem e visitarem, todas as autoridades, as dependências da nova unidade de segurança. A segunda inauguração do dia é a da Unidade de Saúde com o descerramento da placa inaugural. Após, as autoridades e apoiadores políticos se dirigem para o local onde estão sendo erguidas as Casas Econômicas. Ali, o governador Frederico Campos assenta os primeiros tijolos. Finalmente, a última inauguração, com descerramento da placa inaugural da Estrada do Sucuri.

Visita do governador Júlio José de Campos para inauguração de obras, entrega de casas populares e abertura da VII EXPONORTE (Exposição Agropecuária de Nortelândia). Fotógrafo Osmar Cabral.

Recepção ao governador Júlio José de Campos e ao secretário de Administração Oscar da Costa Ribeiro, na pista de pouso, pelo prefeito municipal de Nortelândia José Leite de Barros. Governador e secretário andam pela cidade ciceroneados pelo prefeito e seguidos por grupo de pessoas. Há imagens de entrega de casas populares, de fala do secretário de Administração na Câmara Municipal, de visitas à estação de tratamento de água. Finalmente, tem-se a abertura da VII EXPONORTE (Exposição Agropecuária de Nortelândia), na qual o governador fez um comício. A cerimônia de início do evento tem a participação da Banda da Polícia Militar; após a apresentação musical, o governador corta a fita de abertura. As imagens seguintes são da participação do governador no evento.

Desfile Cívico-Militar em comemoração ao 204.º aniversário de fundação de Cáceres. Fotógrafo Osmar Cabral.

Desfile de escolares e da Banda da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) durante as comemorações do 204.º aniversário de fundação da cidade de Cáceres. Na arquibancada, assistem o desfile o governador Frederico Carlos Soares de Campos e o prefeito municipal de Cáceres Ivo Cuiabano Scaff, este acompanhado da primeira-dama municipal Deise Monteiro Scaff.

Situação do rio Cuiabá entre a capital e Santo Antônio de Leverger. Fotógrafo: Otmar de Oliveira.

Descida no rio Cuiabá a partir da ponte "Júlio Müller" até a cidade de Santo Anônio de Leverger. Com uma lancha, três policiais militares registram a altura das águas, o topo das casas (com o resto da estrutura submerso), as ruas submersas na área urbana de Santo Antônio e o gado com as costelas marcadas nas últimas imagens quando os militares encontram alguns homens.